Dirigentes da FMB e de sindicatos de base estão na Argentina, onde participam da 1a Conferência de Sindicatos y Organizaciones Gremiales Médicas de Latinoamérica, que marca a fundação e formatação estatuária da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina (União SIGMELA). Além dos representantes brasileiros, participam dirigentes sindicais da Argentina, Peru e Uruguai.
Para o presidente da FMB, Tadeu Calheiros, a entidade segue no protagonismo da representação da defesa médica nacional e neste momento amplia seu reconhecimento internacional. “Esta é uma importante conferência sindical médica latino-americana e a FMB é co-fundadora de uma instituição internacional de agremiações sindicais, que representam o interesse da categoria médica internacional”, frisa.
Para o primeiro presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso e um dos articuladores da União SIGMELA, “esta nova organização sindical internacional vai aprofundar a troca de experiências entre os países membros e melhorar a representatividade do nosso continente nas Conferências Internacionais de Sindicatos Médicos”, afirma ele que também é dirigente do Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA).
Na Conferência foram discutidas e compartilhadas a realidade do exercício da profissão médica nos quatro países representados, uma preparação para a V Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, que acontecerá na Espanha em janeiro de 2024.
“Discutimos importantes temas, que são situações comuns a vários países latino-americanos, como a formação médica, a saúde do trabalhador, do profissional de saúde, como a violência nos locais de trabalho, as formas de enfrentamento a essa situação, que perpassa sem sombra de dúvida com o engajamento, com a atuação, com a união das representações locais e internacionais. Seguramente, nos traz mais experiência, visões diferentes para problemas similares e que possam ser compartilhados e discutidos por todos os nossos sindicatos de base”, acrescenta Tadeu.
Alem de Tadeu (Pernambuco) e Waldir (Pará), estiverem presentes representando a FMB e os sindicatos de base, a secretária de Finanças, Janice Painkow (Tocantins), o diretor de Comunicação Edmar Fernandes (Ceará), o conselheiro fiscal Jordani Machado (Minas Gerais), e os dirigentes do Sindicato do Mato Grosso, Adeildo Lucena e Edson Harima.