Sob a coordenação do presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Walber Steffano, os médicos do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Prefeitura do Recife, se reuniram na tarde desta terça-feira (22), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) híbrida – presencial e On-Line Via Zomm – para avaliar a proposta de ampliação de jornada da ESF, apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde. Com quórum bastante expressivo, os médicos e as médicas, após amplos debates, decidiram rejeitar por unanimidade a proposta.
A proposta que foi apresentada pela SESAU da Prefeitura do Recife, tem entre seus objetivos a alteração do horário de trabalho que inclui ainda contraturno para ação no território; turno de estudo; turno de quatro horas no sábado (quinzenal) e reunião de equipe. Vale destacar que um grupo de trabalho será montado na tentativa de construir novas propostas e ideias que possam atender as necessidades de todos que atuam no serviço.
A diretora sindical, Lilian Parra, destacou que os médicos que atuam na estratégia optaram por construir uma proposta mais acessível aos profissionais. “Apresentamos aos colegas a proposta que foi apresentada ao Simepe pela gestão municipal de saúde, com o objetivo de promover a ampliação de turno da Estratégia de Saúde da Família. Os médicos servidores do Recife, que compareceram em peso à nossa assembleia, rejeitaram por unanimidade o que foi apresentado. Vamos seguir tentando construir novas propostas que possam atender os desejos da categoria”, pontuou Lilian.
Na AGE, realizada no auditório do Simepe, estiveram presentes a secretária-geral, Cláudia Beatriz, a secretária de assistência ao associado, Malu David, além dos diretores Rodrigo Rosas, Fernando Junior, Lilian Parra e Tadeu Calheiros (vereador do Recife).
Fonte: Simepe