Nesta terça-feira (25), médicos da rede municipal de saúde de Igarassu participaram de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A pauta central da reunião foi a atualização das últimas ações e os novos encaminhamentos do movimento em busca por reajuste e revisão geral dos vencimentos da categoria. Representando o sindicato, estiveram presentes os diretores Lilian Parra, José Tenório, Robson Miranda, Fernando Jr, Malu David e Adilson Morato.
O Simepe, junto aos médicos da região, segue na tentativa de diálogo com a Prefeitura de Igarassu, mas até o momento não obteve retorno. A situação se agrava ainda mais diante do crescimento da contratação de médicos por meio de contratos de pessoa jurídica (pejotização). Fato que, além de enfraquecer o trabalho dos profissionais ao deixá-los descobertos de seus direitos, desvaloriza ainda mais os médicos concursados.
“É dever da administração pública realizar o reajuste anual, mas Igarassu já contabiliza onze anos sem nenhuma revisão e reajuste dos vencimentos. O aumento de contratos via PJ também é um fato que desmotiva, mas nós vamos continuar na luta pelo espaço público que foi conquistado e pela valorização da categoria”, ressaltou Lilian Parra.
Diante da falta de respostas por parte da prefeitura, foram definidos como encaminhamentos o envio de ofício ao Ministério Público de Pernambuco e Ministério Público do Trabalho solicitando medidas judiciais diante do cenário desrespeitoso da gestão municipal com os médicos servidores.
O Simepe reforça que continuará vigilante e batalhando por medidas justas e que valorizem os médicos de Igarassu.
Fonte: Simepe