Na última quarta-feira, 28 de junho, o Sinmed-MG, acompanhado dos diretores clínicos de unidades da Fhemig, se reuniu com a gestão, para discutir alterações na Resolução 10730/2023, que regulamenta as jornadas de trabalho na Fundação.
Esta é a terceira reunião que aconteceu para discutir o tema e contou com a participação do diretor de mobilização do Sinmed-MG, Cristiano Maciel, acompanhado da diretora clínica do HIJP II, Fernanda Ramos e do diretor clínico do HPS João XXIII, Rodrigo Marques. Também esteve presente a diretora de gestão de pessoas da Fhemig, Marina Mohl.
A Resolução foi publicada pela Fhemig por demanda de órgãos do judiciário e de controle, para regulamentar as jornadas de trabalho, mas desencadeou uma série de problemas, por uma rigidez excessiva, que prejudicou a assistência e gera descontos no salário, trazendo consequências assim aos servidores.
Os efeitos dessa resolução foram nocivos para todas as categorias, sendo o principal motivo para a recente greve da enfermagem, que está judicializada.
Os médicos, que também são atingidos pela resolução, decidiram não deflagrar paralisações, uma vez que a Fhemig criou uma mesa de negociação e está disposta a rever os termos da resolução.
Uma notícia positiva dessas reuniões de negociação é que não serão realizados descontos no salário até que todos os problemas identificados pelo Sinmed-MG sejam esclarecidas, ou modificadas quando for o caso.
A gestão também garantiu que, caso tenha sido realizado algum desconto considerado pelo servidor como indevido, que não seja por atraso ou falta sem justificativa, o valor será devolvido.
Os diretores clínicos apresentaram várias observações recebidas do corpo clínico das principais unidades, buscando atingir o objetivo de maior controle, mas sem perda da flexibilidade necessária à prática médica.
Nesta negociação, ficou acordado pela gestão que a Resolução 10730 será modificada, sendo publicada em breve uma terceira versão, incorporando as sugestões aprovadas. A Fhemig garantiu ainda que, se necessário, outras versões podem ser publicadas, para aprimoramento dessa resolução.
O Sinmed-MG destaca sua proatividade nessa negociação e continua firme na defesa das condições de trabalho dos médicos servidores do Estado de MG.
Fonte: Sinmed-MG