Nesta terça-feira (23), o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, juntamente com os diretores Fernando Jr. e Rodrigo Rosas, participaram de reunião na Secretaria Executiva de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (SEGTES). O encontro teve como objetivo tratar da desmobilização dos médicos das Unidades de Pronto Atendimento Integrado (Upinhas).
Durante a reunião, foram abordadas as preocupações dos médicos plantonistas noturnos e de finais de semana das Upinhas 24h. Esses médicos, além de atuarem nas Upinhas, também são funcionários públicos concursados como médicos da Estratégia de Saúde da Família nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista durante o período diurno. Com isso, existe a preocupação em relação ao fechamento dos plantões nas Upinhas, pois isso poderia acarretar prejuízos pessoais e financeiros para eles.
Os profissionais fizeram um apelo ao sindicato para que as condições de trabalho como plantonistas fossem mantidas, uma vez que migrar para o horário diurno implicaria em ter que pedir exoneração de um dos vínculos públicos. “São pessoas que já têm uma vida organizada. Estudaram e passaram nos concursos sabendo o que poderiam exercer, mas estão sendo alocados em locais que divergem da rotina já estabelecida”, ressaltou Walber Steffano.
A gestão municipal alegou que o foco está na recomposição da equipe de saúde da cidade, bem como na ampliação da cobertura. No entanto, é fundamental garantir que os médicos não sejam prejudicados durante esse processo de reorganização.
O Simepe reforçou a importância de buscar soluções que considerem o bem-estar e os direitos dos médicos plantonistas, para que não sejam afetados negativamente. O sindicato continua empenhado em defender os interesses e garantir condições adequadas de trabalho para os médicos de Pernambuco.
Fonte: Simepe