Entidade sugere o aumento do quadro de profissionais e adequação das escalas dos plantonistas
Após recebimento de denúncia de desfalque na equipe médica pediátrica e superlotação da Unidade de Pronto Atendiemnto (UPA) Itaperi, em Fortaleza, o Sindicato dos Médicos do Ceará acionou o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) por meio de ofício encaminhado na última sexta-feira (14), com cópia para a diretoria da unidade. Além de expressar preocupação com as demandas relatadas, a entidade solicitou medidas urgentes.
Conforme relatos dos médicos plantonistas, em razão do período de maior ocorrência de quadros virais em crianças, a demanda de atendimentos para pediatria na UPA Itaperi está altíssima. A situação se agrava ainda mais devido ao desfalque da equipe médica em algumas escalas, o que tem ocasionado superlotação na unidade, pois quando um médico pediatra precisa se ausentar do plantão não há outro especialista para substituir o atendimento.
“O quadro reduzido de profissionais pediatras está gerando uma sobrecarga da equipe em atividade e, quando somado à alta demanda, ocasiona também um extenso tempo de espera para os pacientes, prejudicando a assistência”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.
Nos ofício, o Sindicato sugere o aumento do quadro de profissionais e adequação das escalas dos plantonistas conforme a demanda da unidade, possibilitando a melhora da assistência para os profissionais e população.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que acompanhará a situação até que todas as providências necessárias sejam adotadas.
Foto: Reprodução/ISGH
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará