No dia 31 de janeiro, médicos vinculados à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH debateram em assembleia geral extraordinária, realizada pelo Sinmed-MG por videoconferência, propostas de mudança no Processo Seletivo Interno para a classe “C” do ano de 2023.
Em 2022 ocorreu a primeira grande seleção para a letra na Carreira da Medicina na PBH, onde 33 médicos puderam ser promovidos após serem selecionados no processo interno.
O processo precisou de ajustes ao longo da sua realização, mas teve todas as suas etapas concluídas no ano de 2022, o que foi necessário para não comprometer a realização da seleção de 2023.
Em janeiro 2023, o Sinmed-MG teve a sua primeira reunião com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte para alinhar como se daria o processo de seleção deste ano. Foi acertado um cronograma de reuniões e tarefas com o intuito de aprimorar o processo e assim evitar os problemas ocorridos como na ultima seleção, sendo a assembleia com os médicos da PBH uma tarefa assumida pelo Sinmed-MG para ouvir as sugestões dos interessados neste processo que são os médicos servidores da prefeitura.
Durante a assembleia os médicos discutiram que no entendimento da categoria, devem ser os pontos mais valorizados em uma carreira, e paralelo a isso o que deve ser pontuado em uma seleção interna. Foi consenso de todos que todo o trajeto do médico ao longo dos anos de serviços na PBH, deve ser valorizado e não apenas um período deste tempo, sendo que o serviço o prestado diretamente na rede ou produzido em favor do SUS deve ter uma pontuação maior, embora não possa ser deixado todo a acréscimo educacional que o médico adquire e que é colocado a serviço da população de Belo Horizonte.
Um ofício será encaminhado à SMS com as propostas de mudança no processo para serem analisadas pela gestão.
O Sinmed-MG mantém-se unido aos médicos da PBH em busca de melhorias , reconhecimento e valorização da carreira médica.
Fonte: Sinmed-MG