Uma premiação nacional inédita realizada nesta terça-feira, 8 de novembro, em Brasília (DF), revelou quais são os 40 melhores hospitais públicos do Brasil. A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) consideradas mais eficientes.
O primeiro colocado do ranking foi o Hospital Estadual de Sumaré, localizado na região de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Em segundo lugar, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara, de Fortaleza, no Ceará.
O terceiro colocado na premiação foi o Hospital Estadual de Diadema, que fica na região do ABCD, na Grande São Paulo.
Foram reconhecidos os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS.
No Amazonas temos o Hospital e Pronto-Socorro 28 de agosto, o maior do estado. Ele é referência no estado e faz cerca de mais de 400 cirurgias por mês, segundo o sindicato dos médicos.
A saúde no Amazonas protagoniza, superlotação, falta de remédios e insumos básicos.
Hospitais públicos de todo o estado sofrem com falta de infraestrutura e de pessoal.
Os pacientes do interior precisam ser transferidos para a capital, o que é um desafio dado a distância e a logística complicada de transporte, já que Manaus é a única cidade que possui UTI.
A realidade da saúde e da vida na Amazônia é diferente do restante do Brasil. O “SUS na Floresta” representa um caminho para analisar, debater e propor ajustes no sistema para melhor adequá-lo à realidade da região.
Fonte: Simeam