Fortalecimento e valorização estiveram na pauta do dia de um encontro de articulação de entidades da área da saúde junto à senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB)O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e contou com a presença do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo diretor de relações institucionais, Tadeu Calheiros, além de representantes sindicais e da Federação Médica Brasileira (FMB) e Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).
O tema principal do encontro foi Projeto de Lei Nº 1365/2022, de autoria da senadora Daniella, e que prevê a fixação de um salário mínimo nacional de R$ 10.991,19 para todos os médicos com vínculos de 20h e cirurgiões dentistas. A medida, caso seja implementada, representará um importante avanço para as categorias e servirá de balizamento para todo restante do país.
Autora do PL, Daniella Ribeira acredita que a força dos profissionais será um fator determinante para o sucesso desta luta. “Vocês são um exército de quase 1 milhão de pessoas, entre médicos e cirurgiões dentistas. Acredito nessa união e agora não se trata de uma questão partidária, mas – sim – de defender aquilo que temos que defender: a saúde e os profissionais. Fico muito feliz e honrada em ser o instrumento dessa proposição. E, agora, não vamos parar!”, ressalta a parlamentar.
Para o diretor do Simepe e vereador do Recife, Tadeu Calheiros, o encontro é fundamental para fortalecer as bases e consolidar as melhorias que a saúde precisa. “Estamos trabalhando junto, unindo forças, pela aprovação desse PL, que vai garantir melhorias concretas. Vamos ampliar o debate e pressionar os outros entes políticos para que essa medida se torne realidade”, finaliza.
O PL 1365/2022 será apreciado pelas comissões do Senado Federal e, posteriormente, ser votado pela casa. Em caso de aprovação, seguirá para debate também na Câmara Federal.
Fonte: Simepe