“Desafios da profissão médica: trabalho, previdência e assistência social”. Este é o tema do seminário a ser realizado pelo Sindmepa, por meio da assessoria jurídica ainda este mês. O evento tem como objetivo promover informação e a discussão de temas importantes para o exercício da medicina, como a remuneração e a proteção dos profissionais. Para participar, basta se inscrever e comparecer ao evento com 1kg de alimento não perecível. O seminário será híbrido, nos dias 27 e 28 deste mês, no Cineteatro do Sindmepa e com transmissão pela plataforma Zoom.
Durante os dois dias do evento, médicos e estudantes de medicina participarão de palestras, mesa redonda e conversas sobre o trabalho médico no Brasil; evolução das formas de exercício e de contratação; previdência e assistência social; formas atuais de gestão; panorama econômico e sindicalismo médico. O evento também contará com coffee break e apresentação musical.
A organizadora do seminário e assessora jurídica do Sindmepa, Silvia Mourão, ressalta que o evento também é destinado aos estudantes e profissionais de direito, principalmente, aqueles que atuam no segmento do direito médico, pois os temas em discussão envolvem ambas as categorias e carecem da atenção dos profissionais.
Além disso, o evento visa abranger todas as entidades que dialogam com a categoria médica no exercício da profissão. Por isso, foram convidados para participar do seminário representantes do Estado do Pará; Município de Belém; Procuradoria Regional da República (MPF); Procuradoria Regional do Trabalho (MPT); Ministério Público Estadual e do Conselho Regional de Medicina.
Entre as pautas em destaque está a discussão sobre vínculos trabalhistas, como reforça a advogada. “Atualmente, a maioria dos médicos e médicas trabalham sem qualquer vínculo trabalhista, sem proteção e com falta de estabilidade. É preciso discutir esse tema, a fim de que sejam norteadas as lutas a serem travadas pelos médicos e o Sindmepa”.
Para promover o debate dos temas propostos, o evento conta com a presença de Yúdice Randol Andrade Nascimento, Leonardo Takehiro Watanabe, Ana Amélia Barros, Magda Barros Biavaschi, Raimundo Cezar Britto Aragão e Waldir Araújo Cardoso.
Durante o evento, os especialistas irão falar sobre as novas configurações de trabalho da categoria e como médicos e médicas vêm sendo vítimas de relações de trabalho aviltadas, sem qualquer direito trabalhista.
“É preciso entender que o trabalho sob Pessoa Jurídica (PJ) despersonaliza totalmente os médicos e as médicas que não são vistos como pessoas físicas, que se cansam, adoecem, que precisam de férias, de convivência com amigos e familiares”, resume Silvia Mourão.
Para mais informações sobre o Seminário acompanhe as redes sociais e o site do Sindmepa.
Fonte: Sindmepa