Em Assembleia Geral Extraordinária por videoconferência, realizada em 8 de abril de 2022, Médicos de Uberlândia vinculados à gestora terceirizada Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM – discutiram sobre a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, tanto no Hospital quanto na Rede. Entre os assuntos discutidos estão: reajuste salarial, adicional noturno, auxílio alimentação, licença para congressos, gratificação dos médicos diaristas e premiações por plantões de fim de semana e feriado.
Além de um reajuste de 10%, as negociações mantiveram conquistas de Acordos anteriores e conseguiram avançar em algumas cláusulas, como dias de folga proporcionais aos intervalos de 10 minutos a cada 90, a majoração da licença maternidade de 120 para 180 dias e da licença paternidade de 5 para 15 dias.
Os médicos vinculados à SPDM estão há dois anos sem reajuste salarial e há sete anos sem firmar um Acordo Coletivo de Trabalho.
“O principal objetivo do Sinmed-MG, quando retomou a mesa de negociação em outubro, foi buscar segurança jurídica e impedir a perda de direitos conquistados anteriormente. A partir daí, buscou-se também uma recomposição de perdas inflacionárias, ainda que parcial, uma vez que havia muito tempo sem reajuste salarial”, disse Marconi Moura.
Fonte: Sinmed-MG