O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Márnio Costa, e o assessor jurídico, Adilson Coutinho, participaram na última quinta-feira (17/03) de uma reunião com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Também estavam no encontro, realizado no Centro Administrativo Municipal, o vice-prefeitro, Léo Bezerra, o secretário de Saúde, Luis Ferreira Filho e o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares.
O SIMED-PB relatou aos gestores alguns problemas enfrentados pelos profissionais de saúde que preocupam o sindicato, como o desabastecimento de materiais e medicamentos nas unidades de saúde, falta de segurança em alguns locais de trabalho e a necessidade de reestruturar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos médicos e incentivar os profissionais, fazendo com que seja melhorada a prestação do serviço de saúde. Foram expostos também alguns pedidos mais antigos, como a implantação da Gratificação de Serviços Hospitalares de Urgência (GSHU) para médicos efetivos das UPAS que ainda não a recebem e também de ajuste da gratificação dos médicos de estratégia de saúde da família. Foi apontada a necessidade da valorização do título de especialista e de reconfiguração do quadro e da folha de pagamento dos médicos. Além da preocupação com os médicos que estão na ativa, a direção do SIMED-PB explicou aos gestores que é preciso rever a questão da aposentadoria dos médicos efetivos, já que há perda significativa nos valores.
A direção do SIMED-PB entregou um documento com toda pauta de reivindicação da categoria e os presentes disseram que vão analisar os pedidos, bem como explicaram que novos fluxos para aquisição e disponibilização de materiais estão sendo ajustados. O sindicato espera estreitar cada vez mais o diálogo com os gestores municipais, beneficiando assim a categoria médica e a saúde da população de João Pessoa.
Fonte: Simed-PB