A problemática situação da Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques motivou duas reuniões emergenciais, na manhã desta quarta-feira (22), com representantes do Simepe e Cremepe – a presidente, Claudia Beatriz Andrade, o vice-presidente, Walber Steffano, o presidente do Conselho, Maurício Matos, e o vice-presidente, Mário Jorge Lobo. Com quórum expressivo, o corpo clínico da Policlínica e Maternidade reuniu-se com as entidades médicas de Pernambuco, na sede do Conselho, para discutir estratégias e tentar minimizar os problemas decorrentes da reforma na Maternidade, que impedem a assistência adequada aos pacientes e as devidas condições de trabalho para os profissionais.
Na sequência, os representantes do Simepe, Cremepe, a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e sua equipe, reuniram-se, na sede da Prefeitura do Recife, para esclarecer as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde que visam a garantia da segurança dos profissionais e a assistência de qualidade aos pacientes.
Diante das dificuldades, a secretária de saúde informou que até o dia 3 de janeiro as obras na unidade estarão finalizadas. Até a data, as pacientes com indicações de cesáreas serão transferidas, a central de regulação não encaminhará mais pacientes e os casos de urgências serão realizados no bloco cirúrgico da maternidade.
Ainda nesta quarta será realizada uma sessão plenária no Cremepe, às 19h, para discutir e deliberar ações que visem a resolução dos problemas atuais vivenciados pelos médicos na Policlínica e Maternidade.
O Simepe segue atento e alerta diante dessas e outras dificuldades da categoria.
Fonte: Simepe