Médicos do Estado do Pará escolheram nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a nova diretoria colegiada e os membros do conselho fiscal do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). Dos 471 votos válidos 317 foram para a chapa 1, Evoluir para Fortalecer. A chapa 2, Renova Sindmepa, ficou com 151 votos. Esta será a 10ª diretoria colegiada eleita desde 1994, quando o Sindicato optou pelo formato de gestão colegiada. Os novos membros vão dirigir o Sindmepa durante o triênio 2021-2024.
A votação começou às 9h e se encerrou às 18h, sendo em seguida realizada a apuração dos votos. Para dar agilidade ao processo e ainda mais comodidade aos médicos, foram disponibilizadas duas seções eleitorais.
“Essa foi a primeira vez que tivemos duas chapas concorrentes. E para nós foi uma oportunidade de pôr à prova o trabalho desenvolvido por esta diretoria nos últimos anos. O resultado demonstra a avaliação do médico que respondeu na forma de voto na chapa 1, o que é certeza da aprovação de nossa gestão”, disse o diretor de comunicação do Sindmepa e Secretário Geral da Federação Médica Brasileira, Wilson Machado.
“A participação maciça dos médicos nessa primeira eleição que tivemos com duas chapas, mostra a importância que o sindicato tem para o médico, porque se envolveram tanto associados, quanto não associados. Essa mobilização foi uma manifestação de preocupação com o futuro da nossa entidade”, disse o diretor Waldir Cardoso, último presidente eleito do Sindmepa, antes da entidade se tornar uma diretoria colegiada.
O diretor acrescentou que o fato de a nova diretoria ter sido eleita por 70% da categoria representa uma responsabilidade grande para corresponder à confiança que foi depositada no grupo. “O Sindicato dos Médicos do Pará é antes e depois dessa eleição. Entramos numa nova etapa em que o sindicato passa a ser disputado politicamente por associados com projetos diferentes, o que traz uma responsabilidade imensa para a diretoria eleita”.
“Ouvimos as críticas feitas durante a campanha e não somos avessos às críticas. Pelo contrário. Estamos acostumados a isso por sermos uma diretoria colegiada. Temos certeza de que todos queriam o melhor para o sindicato. Então, celebremos o processo democrático e todos os que se dispuseram a participar da disputa têm o nosso respeito. Vamos nos manter firmes na defesa da nossa categoria”, concluiu Waldir Cardoso.
A Federação Médica Brasileira deseja a chapa Evoluir para Fortalecer uma gestão exemplar, ética e de muito sucesso nas lutas em defesa da categoria médica do Estado do Pará nos próximos três anos de mandato.
Fonte: Sindmepa