Na manhã da última quarta-feira (14), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo diretor Fernando Júnior, debateu sobre as reivindicações dos médicos das Upinhas. Entre os assuntos abordados estiveram a saúde mental dos médicos, a cobrança por fiscalizações, melhorias dos insumos, equipes de plantão e os fluxos de atendimento das Upinhas e Unidades Provisórias Centralizadas (UPC).
O Simepe está em reunião constante com representantes das Upinhas para tratar de todos os problemas que precisam ser resolvidos. Os médicos relatam que os picos de arboviroses, a sazonalidade das doenças respiratórias e a diminuição drástica de especialistas nas redes, tem refletido em uma grande sobrecarga de trabalho da
Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Upinhas, que também estão acolhendo as demandas de Classificação de Risco Verde das UPAs, uma vez que estas unidades têm focado no fluxo covid.
O Sindicato continua na construção de uma solução mais justa para os médicos que estão se dedicando ao trabalho nestas unidades, sobretudo, no que concerne ao Regime Misto de Trabalho e a confusão no entendimento de qual tipo de atenção é ofertada. Foi determinado que o debate continuará no dia 28 deste mês, para que juntos possamos seguir incessantemente na luta diária pela categoria médica.
Fonte: Simepe