O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), junto ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Simepe) esteve no Hospital de Pediatria Helena Moura para uma fiscalização, após denúncias dos médicos plantonistas da instituição, na manhã desta segunda-feira (31). Para representar o Simepe, estiveram presentes o vice-presidente Walber Steffano, o diretor financeiro e administrativo, Mário Jorge Lobo e o diretor Fernando Júnior.
Com a avaliação, foi observado que o hospital possui falhas como por exemplo, o número intenso de atendimentos – respiratórios e não respiratórios – para o quadro escarço de plantonistas, que chega a seis médicos por plantão. Em relato, os médicos afirmam que atendem, no total, 185 pessoas a cada 12 horas. Além disso, o fluxo da fase inicial de pré-triagem se mistura, onde pacientes com quadros respiratórios e não respiratórios encontram-se compartilhando o mesmo espaço.
Ainda foi denunciada a demora pelos resultados dos exames laboratoriais, que chegam a 12 horas de espera, devido a falta de um laboratório na unidade de saúde. Em contrapartida, também foi identificado uma área vermelha bastante organizada, bem como, estruturas abastecidas de medicações e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Diante da situação, o Sindicato evidencia que solicitará reunião junto a gestão municipal para sanar todos os problemas observados no hospital e continuará vigilante na cobrança diária para a resolução deste transtorno.
Simepe, sua voz, sua força!
Fonte: Simepe