A diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representada pela presidente Claudia Beatriz, o vice-presidente Walber Steffano, o diretor executivo Mário Jorge Lobo, e os diretores Eraldo Arraes e Fernando Júnior, participou de reunião por videoconferência com o secretário estadual de Saúde, André Longo, na manhã desta terça-feira (9).
ㅤ
O encontro foi solicitado em caráter de urgência, devido à situação preocupante dos leitos de Covid por todo o estado. A ocupação já chega a quase 100% e há falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Temas como o impacto das medidas restritivas, a cobrança da vacinação de todos os profissionais de saúde e o retorno dos especialistas afastados dos hospitais e unidades de saúde, após a segunda dose da Coronavac, também foram abordados durante a reunião.
ㅤ
A presidente do sindicato também voltou a questionar a problemática do Hospital Barão de Lucena, que precisou ter foco na pandemia, ocasionando defasagem e problemas de estruturação para todas as outras comorbidades da unidade de saúde. “Existiu o redirecionamento, para focar na pandemia, retirando leitos de outras comorbidades, e no fim das contas não resolvemos nem um, nem outro. O sentimento é de falta de resolutividade”, afirmou.
ㅤ
O secretário mencionou o cancelamento das cirurgias eletivas que demandam leitos e falou sobre a chegada das 110 mil doses de vacinas no dia 09/03. Este também expôs que a meta é de 300 leitos até o fim de março.
ㅤ
O Simepe reitera que seguirá vigilante à todas as ações apresentadas sobre a abertura de leitos em todo o estado, divididas entre as macrorregiões, além do acompanhamento da vacinação e da expectativa de que até o final deste mês todos os profissionais de saúde estejam imunizados.
Fonte: Simepe