No momento em que o Brasil soma mais de 200 mil mortos devido à Covid-19, a Federação Médica Brasileira (FMB) incentiva a vacinação em caráter emergencial, desde que de forma facultativa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A FMB reforça a seriedade e a credibilidade da equipe da Anvisa e reivindica desde já que, em aprovados os medicamentos, a vacinação em caráter emergencial deva ser disponibilizada para a maior parcela possível da população e de acordo com as normas estabelecidas de imunização por grupo prioritário.
Ao ser vacinado, o cidadão estará protegido e como consequência, protegerá as pessoas de seu convívio social. Estudos mostram que a vacinação rápida e eficaz pode reduzir as mortes, as sequelas da Covid-19, bem como a necessidade de leitos hospitalares e de UTI dedicados à doença.
Até que todos estejam imunizados, importante frisar o respeito às orientações de proteção. O uso de máscaras, cuidados com a higiene das mãos, uso de álcool gel e evitar convívio social desnecessário e aglomerações, são recomendações que aliadas à vacinação, têm grandes chances de êxito total de nos livramos desse episódio inesperado e devastador.
A pandemia da Covid-19 precisa ser controlada. A vacinação e a conscientização do papel de cada um, são parte deste caminho para a cura!