O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela presidente, Claudia Beatriz, pelo vice Walber Steffano e pelo secretário geral, Tadeu Calheiros, visitou o Hospital Provisório Recife 2, da Prefeitura do Recife, no tratamento da Covid-19, localizado no bairro dos Coelhos. Na ocasião, foram visitadas todas as dependências da estrutura montada para ser mais um hospital de campanha.
O Simepe aproveitou a visita para checar condições de trabalho, disponibilização dos novos leitos para rede e os EPIs adequados para proteção dos profissionais que atuam nesta unidade de saúde. Ficou notório que os equipamentos de proteção, atendem as especificações da NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. A diretoria do Simepe ressaltou que é necessário a manutenção do fornecimento desses EPIs até o fim da pandemia. A entidade destacou também que medidas para proteção dos médicos e profissionais de saúde tem sido um dos pilares das cobranças feitas pelo Simepe ao Governo e demais prefeituras.
Um ponto preocupante, e que ficou claro na visita, é a demora da abertura da totalidade dos leitos. É necessária uma maior celeridade, o Estado e, mais precisamente, o Recife, já sofrem com as superlotações das unidades existentes, e uma ferramenta hospitalar como a que foi visitada, não pode deixar de estar à disposição em um momento como este. Hoje, o hospital encontra-se com menos de 25% de sua capacidade plena de funcionamento. Será encaminhado ofício a instância máxima sanitária do município (Secretaria de Saúde), para apresentação do cronograma de abertura dos leitos, tendo em vista que a Pandemia não espera.
Fonte: Simepe