No dia 03/04/2014, a imprensa noticiou que o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inauguraria um novo prédio, após anos de paralisação da obra, cujo investimento teria sido de R$ 40 milhões. De acordo com a matéria, o prédio contaria com cinco andares.
De fato, pelo que se tem conhecimento, o prédio foi inaugurado, mas, ao que tudo indica, apenas para servir de fachada a ser apresentada no site do HCP, porque a estrutura continua sem ser utilizada durante todos esses anos.
Não é novidade para ninguém que o HCP carece de mais leitos para atender a demanda dos usuários de saúde. Atualmente Pernambuco está passando pela pandemia do novo coronavírus, além de ser um dos estados com maior número de infectados e de mortes pela Covid-19. No entanto, o prédio novo do HCP continua fechado, tornando-se um grande “elegante branco” – quando poderia estar sendo usado para tratar os pacientes oncológicos com maior segurança neste período crítico.
O Simepe seguirá atento e vai cobrar ao Hospital de Câncer e ao Estado a abertura do novo prédio, denunciando, inclusive, ao Tribunal de Contas de Pernambuco e ao Ministério Público o “elefante branco” que se tornaram essas novas instalações do HCP.