Um sábado cheio de conhecimento e interação. Assim foi o primeiro dia do “Curso de Atualização em Hipertensão e Diabetes” – promovido pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com o apoio do Cremepe, da AMPE, Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE), Prefeitura do Recife (PCR) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Estado (SBEM). O evento é realizado na sala Prof. Fernando Viana, no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e contou com a participação de mais de 70 médicos e médicas.
A mesa de abertura contou com representantes das entidades apoiadoras. Durante a manhã, a aula ficou por conta do cardiologista e professor da UNIVASF, Anderson Armstrong. O professor trouxe conceitos sobre a Hipertensão, além de pontos como fisiopatologia; avaliação clínica; diagnóstico; as classificações existentes; complicações e tratamentos possíveis.
Na sequência, à tarde, foi a vez de colocar em pauta a temática da Diabetes Mellitus. E, para isso, a professora Rosangela Meira, endocrinologista, trouxe – de forma didática – as últimas descobertas e tratamentos sobre a patologia. Durante a explanação, questionários foram aplicados, além de discussões sobre diagnóstico, cuidados e complicações da enfermidade.
Para a presidente do Simepe, Claudia Beatriz, a qualificação é de suma importância para toda a categoria. “No nosso dia a dia, estamos lidando o tempo inteiro com essas patologias, principalmente na atenção básica. E é papel do Sindicato oferecer um serviço de formação continuada para sua base”, destaca. “Esse tema é de extrema relevância na atenção primária e para a categoria como um todo. São duas doenças prevalentes, que – uma vez diagnosticadas – você terá que conviver com elas. É possível ficar compensado ou não, mas vai depender do paciente e do médico. Então, os profissionais precisam ter muita clareza no tratamentos dessas patologias, porque as complicações são tão sérias que podem levar à morte”, ressalta a diretora de cultura e eventos, Malu David.
O “Curso de Atualização em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus” é uma iniciativa que percorre o estado desde o ano passado. A qualificação já passou pelas cidades de Petrolina e Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, e agora chega à capital, com atividades programadas para este domingo (19/05). Na última parte do curso, serão discutidos casos clínicos sobre as duas doenças com os professores Audes Magalhães e Fábio Moura.