O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou em Brasília, na sede do Ministério da Saúde, da 315ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
“Foram dias muito intensos de trabalho em Brasília, discutimos vários temas com entidades de trabalhadores na área da Saúde e faremos grandes avanços” declarou Casemiro.
O aumento dos casos de Tuberculose no país foi um dos temas abordados. Essa elevação dos casos preocupa, já que a população de baixa renda é uma das mais atingidas, por isso a implementação de ações por parte do ministério da Saúde é necessária para de frear este crescimento.
A violência contra as mulheres também foi abordada no encontro. O assassinato de mulheres e meninas, o feminicídio, ganha mais evidência normalmente. Mas as mulheres em geral que tem notificação de violência tem maior índice de depressão e consequente abandono dos filhos. Esse agravamento gera uma desestabilização familiar que afeta a todos.
A reforma da previdência e os impactos na área da Saúde integraram a pauta. A proposta do governo pode levar ao subfinanciamento de todo o sistema, com consequências prejudiciais ao trabalhador. O aumento do número de trabalhadores fora do mercado formal de trabalho, fruto da reforma trabalhista, impacta diretamente nos recursos disponíveis, por isso a necessidade de encontrar alternativas.
A campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, mereceu atenção. A campanha busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo estado brasileiro. A próxima reunião do CNS será no mês de abril.