O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, esteve nesta quinta-feira 24/01, visitando o Hospital Geral de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro. O hospital passa por uma profunda crise que culminou com a exoneração por parte do Ministério da Saúde, da diretora Luana Camargo, que teve a gestão marcada por carência de insumos e de profissionais, além de ligação com crime organizado da Baixada Fluminense.
A FMB foi levar solidariedade aos integrantes do corpo clínico, para isso contou com o apoio dos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze.
“As entidades se comprometeram em defender o corpo clínico do hospital, para que eles indiquem o novo diretor, e que o Ministério da Saúde realize a substituição completa dos profissionais vinculados à antiga direção” afirmou Casemiro.
Um nome foi escolhido entre os integrantes do corpo clínico da unidade para assumir a direção do hospital. As entidades médicas apresentarão a escolha ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e solicitarão ao ministro a sua indicação para o cargo. Além de Bonsucesso, vários hospitais Federais do Rio de Janeiro merecem atenção do Ministério da Saúde. A FMB se solidariza e apoia todos os colegas médicos.
No início da tarde, em almoço com o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, a situação da saúde no município foi o tema principal do encontro. Entre eles, os problemas dos Hospitais Federais que foram municipalizados e com o passar dos anos não tiveram correção da tabela de repasse, que hoje está defasada, e acabam onerando a cidade. A tabela precisa ser revista para que o governo Federal viabilize recursos para o financiamento e custeio destes equipamentos. Os dirigentes das entidades também conheceram o Prontuário Carioca, um prontuário eletrônico que ao ser implantado, vai abranger todas as unidades de saúde da cidade, proporcionando mais racionalidade e economia de recursos para o município.
Durante a tarde também houve encontro com o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de janeiro, Franklin Rubinstein.