O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, esteve neste 13 de dezembro, na cerimônia de posse do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. A FMB passa a ocupar uma primeira suplência. A eleição do presidente e da mesa diretora será nesta sexta-feira (14/12)
“Nós também ocupamos a primeira suplência da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) desde setembro e a renovação dessa comissão só se dará em agosto de 2019, quando concorreremos pela titularidade. A nossa participação efetiva no CNS é fundamental para enfrentar os momentos difíceis que o movimento sindical deve vivenciar nos próximos anos” afirmou Casemiro.
Foto: Divulgação CNS
O representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam),Fernando Zasso Pigatto, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e segue com mandato até 2021.
“O papel do controle social no Brasil nunca foi fácil. De mãos dadas, vamos conseguir superar as adversidades. O funcionamento do CNS é essencial para a democracia e tem que continuar existindo plenamente, dialogando com a gestão, mas também cobrando a execução das políticas de saúde”, disse o novo presidente.
O CNS renovou o quadro de entidades e movimentos sociais nesta eleição. São ao todo 104 que devem compor o colegiado até 2021, com titulares e suplentes.Elas representarão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica), prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde.