O último dia do 3° Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em São Paulo debateu a saúde física e mental do médico, inovações em medicina e ética nos tempos atuais. Waldir Araújo Cardoso e Guilherme Augusto Pulici, presidente e secretário do Formando e Médico Jovem da Federação Médica Brasileira (FMB), respectivamente, acompanharam o evento que também contou com a participação de outras lideranças médicas, residentes e estudantes de medicina.
“O Fórum nos brindou com uma safra qualificada de novas lideranças médicas e, a meu juízo, nos apresentou a gravidade da situação da saúde mental dos acadêmicos de medicina e médicos. Temos que nos debruçar sobre este problema com a máxima urgência”, declara Waldir.
“O evento foi importante para fazermos um diagnóstico da situação do médico com menos de 40 anos no país. A partir de agora precisamos buscar as soluções”, acrescenta Guilherme Pulici.
Após os debates a Carta de São Paulo foi lida no encerramento do evento (AQUI). Estavam presentes à mesa além do presidente da FMB, Carlos Vital (presidente do CFM), Lavínio Nilton Camarim (presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo), Lincoln Lopes Ferreira (presidente da Associação Médica Brasileira) e Jorge Darze (presidente da Federação Nacional dos Médicos).
Durante o Fórum, o Cremesp lançou a Cartilha do Médico Jovem –capítulo sobre Assédio Moral – produzida pela Câmara Técnica do Médico Jovem do Conselho e pela Associação de Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp). O objetivo da publicação é evidenciar a importância do tema e propor debates. A cartilha pode ser acessada AQUI.