Mais de 300 médicos de todas as partes do País participaram nesta terça-feira (26/06) do primeiro dia da 13ª edição do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em Brasília. O evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), é um dos maiores encontros da categoria no Brasil e havia sido realizado pela última vez em 2013.
A cerimônia de abertura contou com a participação dos presidentes das entidades organizadoras que reforçaram a importância do evento para as melhorias da saúde.
“Vivenciamos um momento político preocupante e devemos ao País e aos médicos uma intervenção positiva e propositiva. Que nosso trabalho aqui seja como um farol para dias melhores para a medicina e a saúde dos brasileiros”, declarou o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.
“Estarmos aqui unidos é reflexo de maturidade das entidades e da categoria médica. Que consigamos nos despir de qualquer posição para nos vestirmos unicamente de cidadãos brasileiros para tentar melhorar o Brasil”, complementou o presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira.
O presidente do CFM, Carlos Vital, apresentou em primeira mão dados da pesquisa encomendada pelo Conselho que comprovou mais uma vez a insatisfação dos brasileiros com a saúde pública. “Os números deixam claro que a saúde não pode ser ignorada pelos candidatos, e para atender o anseio legítimo da população por uma assistência de qualidade, é preciso tratar a questão com seriedade”.
Formação Médica
O primeiro eixo tratado no Enem foi sobre a formação médica. Lúcio Flávio Gonzaga Silva, conselheiro federal, Diogo Leite Sampaio, vice-presidente da AMB e Adhemar Dias de Figueiredo Neto, presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares e representante da Fenam explanaram sobre o assunto.
Foram apresentadas e debatidas as propostas sobre o tema, que incluem a avaliação e fiscalização das escolas médicas, revisão da situação dos médicos residentes, a qualidade da formação dos médicos entre outros debates que são frequentes à rotina das entidades.
Mercado de trabalho do médico
No período da tarde, as lideranças discutiram três aspectos dentro do eixo Mercado de Trabalho: Impacto do Programa Mais Médicos, Sistema Suplementar de Saúde e Prestação de Trabalho no SUS. O presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso secretariou a mesa.
Otávio Marambaia dos Santos, integrante da Comissão Nacional Pró-SUS, do CFM apresentou dados que comprovam a ineficiência do Programa Mais Médicos para sanar o problema da falta de profissionais em áreas remotas e salientou que são necessárias medidas reais para melhorar a assistência de saúde à população.
Carlos Edson Martins da Silva, vice-presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar e representante da Fenam acrescentou que a Carreira Médica de Trabalho é indispensável, assim como funciona no judiciário e no magistrado. “A solução para termos mais médicos em todas as áreas do país é brasileira”.
Miyuki Goto, representante da AMB, também participou do debate contribuindo com informações sobre a saúde pública e suplementar.
Após os debates os delegados aprovaram as propostas para integrar a carta final do evento que será entregue aos candidatos às eleições 2018.
O evento continua na quarta-feira (27/06) com a programação a seguir:
08 às 08h45 – EIXO 3: Assistência Médica à Saúde no Brasil
Moderador: Márcio Silva Fortini – Diretor de Atendimento ao Associado daAMB
Secretário: Sidnei Ferreira – Conselheiro Federal do CFM
Relatoria: José Fernando Maia Vinagre – Conselheiro Federal do CFM
SUBTEMAS:
08às 08h15 – ANS e a Assistência Médica
Apresentador: Emilio Cesar Zilli – Ex-diretor de Defesa Profissional da AMB
08h15 às 08h30 – Financiamento
Apresentador: Salomão Rodrigues Filho – Conselheiro Federal do CFM
08h30 às 08h45 – Modelos de Gestão de Sistemas de Saúde
Apresentador: Eduardo Santana – Ex-Presidente do Sindicato dos Médicos Goias, Ex-secretário geral da CONFEMEL- FMB
08h45 às 10h30 – Plenária com Delegados do ENEM
10h30 às 12h30 – Plenária Final
Moderador: Donizetti Dimer Giamberardino Filho – Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS – CFM
Secretário: Jorge Sale Darze, Waldir Araújo Cardoso, José Luiz Dantas Mestrinho
Relatoria: Equipe
12h30 às 13h – Encerramento
O Enem está sendo transmitido ao vivo pelo site www.portalcfm.org.br