O Sindicato dos Médicos de Pernambuco informa que o Governo do Estado assinou, na noite desta quarta-feira (28/03), a liberação para realização de uma seleção simplificada visando a contratação de um grande coeficiente de médicos e demais profissionais de saúde para a rede estadual. A medida foi adotada após um trabalho de reivindicação integrado, envolvendo entes importantes, como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Conselho Regional de Medicina (Cremepe), além do Simepe e toda sua categoria.
A confirmação das contratações é um retorno importante para o cenário crítico relatado à gestão estadual. Isso vai ajudar bastante a recompor as diversas escalas que estão defasadas em grandes unidades, como os hospitais Barão de Lucena, na Iputinga; e Agamenon Magalhães, em Casa Amarela.
“Evidenciamos problemas sérios denunciados pela categoria e levamos o caso adiante, pois a saúde não pode esperar. Essa conquista vai auxiliar bastante na recomposição das escalas deficitárias, fluxo e resolutividade do serviço. Não podemos deixar de agradecer ao trabalho do Ministério Público, por meio dos promotores Édipo Soares, Ivana Botelho e Helena Capela; e do Cremepe e seu presidente, André Dubeux; bem como a abertura para o diálogo de melhorias por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES)”, destaca Tadeu Calheiros, presidente do Simepe.
Em tempo, o Simepe, representando sua base e a defendendo a oferta adequada dos serviços, ressalta que essa medida é para resolver o cenário caótico e urgente deste momento, mas que isso não impacta na necessidade da realização do concurso público que se faz necessário para profissionais de saúde. O Sindicato continuará acompanhando de perto o andamento dos processos para a efetivação da seleção definitiva e cobrando dos gestores essas resolução.
Fonte: SIMEPE
Foto: Thiago Graf / Simepe