Pelo menos 4 mil pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva, que é marcada antecipadamente, realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande. A maior parte dos pedidos de intervenção são para a retirada da vesícula.
De acordo com os dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), em todo o Estado estão na fila mais de 35 mil pacientes, sendo que a maior parte deles esperando pela cirurgia de tratamento de varizes.
As cirurgias para tratamento do aparelho circulatório totalizam mais de seis pedidos, sendo inferior apelas àquelas feitas no sistema digestório, com quase 8 mil solicitações, e na visão, que chegam à mais de 15 mil pessoas na espera.
Além da cirurgia para tratamento de varizes, estão entre as operações mais requisitadas no Estado as intervenções para correção de pequenos sangramentos no globo ocular, com quase 4 mil pedidos, e correção de catarata com implante de lente intraocular, que tem ao menos 3,5 mil pacientes esperando que o procedimento seja marcado.
De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, o aumento progressivo de pacientes à espera se deve por conta dos poucos recursos para realização dessas cirurgias comparando com o número de novos ingressantes à fila.
Fonte: Aquidauana News
Foto: Correio do Estado