O médico cardiologista Vinícius Menezes desenvolveu um aplicativo de celular para fazer com que pacientes não esqueçam de tomar os medicamentos. O programa também auxilia no acesso às consultas. A ferramenta já tem cerca de 100 mil adeptos entre profissionais da saúde e pacientes em Araguaína, no norte do Tocantins.
“É um aplicativo para o paciente, com as medicações, letra totalmente legível e os horários da medicação. O paciente cada vez mais dono do seu tratamento”, conta.
Vinícius afirma que teve a ideia depois de perceber a dificuldade dos pacientes e também para facilitar o seu atendimento. Durante a consulta, ele entra na plataforma digital e deixa as recomendações. “Facilita a vida de pacientes e médicos tanto na primeira consulta, quanto nas recorrentes, já que eu tenho acesso às receitas anteriores”, explica.
Hipertensa, a técnica de enfermagem Valdirene Dias precisa tomar remédios para manter a pressão controlada, mas conta que sempre esquece os horários. “Você sempre tem que tomar uma medicação no horário certo para fazer o tratamento”, diz.
Cansado de esquecer de tomar os remédios, o contador Rodrigo dos Santos instalou o aplicativo. “Ele me avisa que chegou a hora de tomar o remédio. Eu paro o que estou fazendo e ameniza um problema grande que a gente sabe que pode ter”, conta.
O médico conta fala que tem notado os benefícios. “Agiliza muito mais e torna o tratamento mais eficiente”, conta, destacando que é importante usar a tecnologia “não como uma vilã, mas precisamos usar para os benefícios que ela tem”, conta.
Fonte: G1