Um acordo entre a prefeitura de Porto Alegre e a Associação São Carlos, proprietária do Hospital Mãe de Deus, vai colocar em funcionamento 208 leitos em espaços desativados do Hospital Espírita, possibilitando atendimento em diversas áreas, como saúde mental.
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) publicou uma nota afirmando sobre a importância da abertura de leitos anunciada pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre. O Simers destaca, em nota, que luta há mais de uma década pela ampliação de vagas. “A iniciativa da Prefeitura deve ser saudada. É um primeiro passo para começar a resolver o drama das emergências superlotadas”, diz o Sindicato.
Além de reconhecer a ação da prefeitura da Capital, a entidade ressalta que é muito importante que se oferte mais vagas em psiquiatria, que terá 30 leitos para adultos. Uma das áreas mais carentes é de tratamento para adolescentes.
Confira a íntegra da nota do SIMERS:
BOA NOTÍCIA!
A Secretaria da Saúde de Porto Alegre vai abrir 208 leitos no SUS.
Acordo entre município e a Associação São Carlos, proprietária do Hospital Mãe de Deus, vai colocar em funcionamento espaços desativados do Hospital Espírita, possibilitando atendimento em diversas áreas, como saúde mental.
É relevante a abertura de 30 leitos de psiquiatria, mesmo que insuficientes, diante da carência crônica, principalmente para cuidar menores.
Nessa quarta-feira, médicos tiveram de manter adolescentes confinados em consultórios nos Postões da Cruzeiro e do IAPI, por falta de leitos psiquiátricos na rede hospitalar.
Há mais de uma década lutamos para reabrir hospitais.
A iniciativa da Prefeitura deve ser saudada.
A Verdade faz bem à Saúde.
Porto Alegre, 24 de agosto de 2017
Dr. Paulo de Argollo Mendes Dra. Maria Rita de Assis Brasil
Presidente Vice-presidente