A prefeitura de Florianópolis começou na segunda-feira, 10 de julho, a retomada da distribuição de medicamentos de uso contínuo, como a sertralina (para depressão), sinvastatina 20mg (para colesterol) e clopidogrel (para problemas no coração) nas unidades de saúde do município. Segundo o Executivo, alguns dos remédios estavam em falta desde o fim do ano passado.
A prefeitura ressalta que a liberação dos editais de compra dos medicamentos foi uma das prioridades do prefeito Gean Loureiro. Até o fim desta semana, as farmácias básicas estarão reabastecidas, faltando apenas alguns remédios que tiveram licitação deserta e terão novo edital publicado.
Desde o início de maio a situação da distribuição dos medicamentos já vinha sendo regularizada, com cerca de 80% dos medicamentos no estoque da prefeitura, em processo de distribuição para as unidades de saúde. Nos casos em que ainda há falta, as empresas contratadas pelo Executivo alegaram que o medicamento não está mais sendo fabricado ou está com entrega atrasada pela distribuição da indústria farmacêutica.
Por causa disso, a prefeitura fez outro pregão para contratação de novas empresas com condições para atendimento integral às necessidades da rede de saúde da Capital. Vencidos os problemas de fornecimento e a burocracia das licitações, as farmácias começaram a ser reabastecidas.