O uso descontrolado de analgésicos pode causar graves danos à saúde. Praticamente todas as pessoas já se automedicaram ao sentir dor de cabeça ou febre. O sinal de alerta é quando essa prática começa a ficar repetitiva. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Fernando Waldemar esse uso eventual não pode ser condenado, mas é preciso ter muita atenção ao se tornar continuo.
“O consumo de analgésico sem acompanhamento médico pode estar mascarando alguma coisa maior. A dor é sintoma de alguma complicação de saúde mais grave que pode estar se agravando e a pessoa tomou aquele analgésico que reduz a dor não deixando reconhecer que existe um problema mais serio acontecendo, dificultando assim o diagnostico. A pessoa pode estar com quadro de apendicite, por exemplo, e vai tomando analgésico por alguns dias e quando chega a ser diagnosticada com apendicite o apêndice já rompeu causando infecção” destaca Waldemar.
O especialista ressalta ainda os efeitos colaterais causados pelo consumo de analgésico sem acompanhamento médico. “É preciso ter atenção para os efeitos colaterais dos remédios como os antiflamatórios. O uso crônico deles causa efeito no sistema gastrointestinal que seria desde um refluxo leve até ulcera e perfuração do estômago ou duodeno. Há também efeitos renais e piora no controle da pressão arterial para quem é hipertenso”, conclui Waldemar.
Se os sintomas estão aparecendo de forma continua no dia a dia da pessoa ela deve fazer uma avaliação médica pra esclarecer essa situação e ver as melhores alternativas com os menores riscos a sua saúde.
Fonte: Simers