enas de pessoas esperaram, durante horas, para tentar uma vaga de atendimento médico gratuito no Hospital das Clínicas (HC), em Belo Horizonte. Quem passou nesta segunda-feira (6) em frente à unidade de saúde, localizada na região hospitalar, viu a fila extensa que se formou ainda na madrugada.
O empreiteiro Silas Almeida, por exemplo, passou 12 horas com o filho que tem deficiência nos braços. “Penso que não precisava dessa fila”, reclama. Já a faxineira Edinizia Souza chegou ao hospital por volta das 6h. Mas ela conta que outras pessoas até dormiram na fila. A tempestade que atingiu a capital mineira dificultou ainda mais a vida de quem esperava no local.
Na fila, muitas pessoas já aguardam há muito tempo por uma consulta especializada, como o aposentado Hamilton da Silva. “Tá difícil, viu? Marca uma consulta, e ela demora até dois anos, um ano, oito meses”, afirma.
No fim da manhã, a fila ainda estava dobrando o quarteirão. E, além da espera, os pacientes que estavam, principalmente, no fundo enfrentavam a falta de informação. Eles diziam não saber que conseguiriam a senha para agendar o atendimento no HC. Os pacientes que conseguiram dizem que, agora, têm que aguardar até março.
A direção do hospital informou que havia divulgado a abertura de 400 de atendimento apenas para clínica médica. Segundo o HC, muitas das pessoas que foram para a fila precisam de atendimento de outras especialidades, que devem ser marcadas e encaminhadas pelos postos de saúde.
Fonte: G1