Além de Betim, Ribeirão das Neves também cancelou o contrato com o Consórcio em novembro de 2016 e passou a contratar médicos diretamente pela prefeitura.
Desde quando iniciou a contratação de médicos via Icimesp, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) sempre questionou judicialmente tal iniciativa enviou ofícios e ajuizou ação civil pública em 2012, mostrando a precariedade deste tipo de contratação e destacando que “é através de concurso público e vínculo empregatício (estatutário ou CLT) que tem-se a garantia dos direitos legítimos da categoria médica”. Além disso, o dever de administrar a saúde no município é da gestão pública e não de empresas terceirizadas.
O sindicato comemora a decisão sensata e justa de cancelamento da prestação de serviços com o Icismep e manifesta a postura de vitória por ter sido firme na decisão de lutar pelos médicos e orientá-los a não aceitar vínculos precários que violem os direitos da categoria. O Sinmed-MG vai continuar alertando outros municípios e os médicos para não aceitar esta prática, que ameaça o bom desempenho da prestação de serviço de saúde.
Leia aqui as ações do sindicato contra o ICISMEP
Fonte: Sinmed-MG