Após várias tentativas de acordo com a gestão, médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas, no Pará, paralisaram as atividades no início da tarde desta quarta-feira, 29 de junho. Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Os problemas vêm se acumulando desde o ano passado quando a categoria chegou a comunicar ao Ministério Público os problemas com a remuneração dos médicos. Este ano, a relação com a gestão piorou a partir de abril, quando a prefeitura começou a atrasar o pagamento dos salários dos médicos do município, enquanto as demais categorias continuaram recebendo em dia seus proventos.
Ainda segundo o Sindicato, Além de não dar quaisquer satisfações aos médicos, a Semsa começou a punir com desligamento do quadro funcional aqueles que reclamavam. Em março foi elaborada uma lista de demissões, claramente retaliativa. Além de atrasar os pagamentos, a prefeitura deixou de pagar uma série de plantões, prometendo que o pagamento dos atrasados seria regularizado, mas descumprindo todas as datas acordadas até o momento.
Esgotados pelas promessas não cumpridas, os médicos decidiram paralisar atividades. O Sindmepa já enviou ofício informando a gestão sobre a decisão. Será garantido o atendimento legal de urgência e emergência.
Fonte: Sindmepa