No dia 3 de setembro, a Federação Médica Brasileira (FMB) realizou uma Assembleia Geral virtual com os médicos do programa Médicos pelo Brasil para avaliar o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026, discutir os encaminhamentos sobre o novo Plano de Cargos e Salários da AGSUS e outros assuntos.
Durante a reunião, foi deliberado que se buscará ampliar o debate institucional com as entidades médicas envolvidas, a Frente Parlamentar da Medicina e a própria AGSUS.
O presidente da FMB, Fernando Mendonça, orientou os médicos a manterem proximidade com seus sindicatos de base. “O sindicato de base é quem pode avaliar os casos concretos e encaminhar conforme as necessidades específicas. Filie-se, participe, converse com seu sindicato. É por ele que as mudanças ganham força.”
O diretor jurídico da FMB, Márnio Costa, reforçou que a assembleia deliberou pelo melhor encaminhamento possível neste momento. “A decisão foi tomada considerando a importância da articulação política e do diálogo direto como caminhos mais ágeis e estratégicos”.
Antes da próxima negociação coletiva, o vice-presidente da FMB, Cyro Soncini, sugeriu um movimento de escuta ativa. “É hora de começar a colher sugestões dos médicos para o próximo Acordo Coletivo. Os sindicatos de base podem receber essas contribuições e repassá-las à FMB, à associação e às demais entidades envolvidas”.
Os assessor jurídico da FMB, Adilson Coutinho, e o assessor jurídico da Associação Médicos pelo Brasil , Rafael Studart, também participaram da assembleia, esclarecendo dúvidas dos presentes. “Foi uma assembleia necessária . Os profissionais enfrentam um momento delicado e saber que as entidades estão engajadas em buscar os melhores encaminhamentos é muito importante”, diz Adilson.
“Agradecemos à FMB pela articulação e nos colocamos à disposição para seguir contribuindo com os médicos e com o avanço das pautas da categoria”, acrescentou Rafael.
Encerrando a assembleia, o presidente da FMB reforçou o compromisso da entidade com os médicos. “’É uma luta desafiadora, mas a FMB está empenhada em fazer o seu melhor em benefício dos médicos, com responsabilidade, escuta e ação. Seguiremos firmes ao lado da categoria.