Campanha idealizada pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe visa dar visibilidade à conscientização, valorização e respeito ao trabalho médico
A deputada federal Yandra Moura protocolou nesta 20 de agosto, na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei que institui o Outubro Branco, iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da profissão médica, valorizando os profissionais que, diariamente, dedicam suas vidas ao cuidado da saúde da população. O projeto é uma idealização do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) com total apoio da Federação Médica Brasileira.
“Mais do que uma homenagem, o Outubro Branco é um apelo contra a precarização do trabalho médico e pela defesa de condições dignas para o exercício da medicina. Entre os desafios enfrentados pela categoria estão a falta de infraestrutura, sobrecarga de trabalho, ausência de benefícios trabalhistas essenciais e desrespeito à autonomia profissional”, aponta Helton Medeiros, diretor da FMB e presidente do Sindimed Sergipe.
Entenda
O movimento iniciado em Sergipe em 2024 ganha ainda mais relevância com o Projeto de Lei, porque amplia a campanha Outubro Branco em todo o território nacional. A proposta prevê campanhas anuais de conscientização, debates e palestras sobre a valorização da profissão e o respeito ao médico, além da iluminação de prédios públicos na cor branca durante o mês.
“O apoio da Federação Médica Brasileira (FMB) a este PL reforça a importância dessa causa, fortalecendo a luta por reconhecimento e melhores condições de trabalho. Para a FMB, valorizar o médico é valorizar a sociedade: um profissional respeitado e bem assistido significa pacientes bem cuidados e um sistema de saúde mais justo e eficiente”, aponta o presidente Fernando Mendonça.
Com o Outubro Branco, a categoria médica reafirma sua missão de cuidar da vida, mas também pede que a sociedade e os gestores olhem com mais atenção para quem está na linha de frente, garantindo dignidade, respeito e condições adequadas de trabalho.
Os diretores da FMB e dirigentes sindicais Helton Monteiro e Edson Hideki Harima (Mato Grosso) estiveram pessoalmente com a deputada neste 20 de agosto para tratar sobre o projeto de Lei.