Na noite de segunda-feira, a Federação Médica Brasileira (FMB), representada por seu presidente Fernando Mendonça, esteve presente em uma audiência com o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro reuniu as entidades médicas nacionais para discutir demandas essenciais da categoria e o futuro da saúde no Brasil.
Em seu primeiro dia no cargo, logo após a posse, o ministro Padilha demonstrou disposição para o diálogo, abrindo espaço para um debate direto entre o Ministério da Saúde e as entidades médicas.
“Essa iniciativa foi vista como um gesto importante, mas que precisa se traduzir em ações concretas para fortalecer o sistema de saúde e a valorização dos profissionais”, destaca Fernando.
POSICIONAMENTO DA FMB
Durante a reunião, o presidente da Fernando Mendonça ressaltou dois pontos fundamentais.
“Em primeiro lugar, a abertura ao diálogo. A FMB destaca a importância de estar presente nas discussões sobre as condições de trabalho médico e a qualidade da prestação de serviços à população. A entidade reforça seu compromisso em contribuir com soluções para os desafios enfrentados pelo setor”, apontou.
Fernando acrescenta como segundo ponto a valorização e participação da categoria. “Em nome dos nossos dirigentes, alertei para a necessidade de um maior retorno por parte do governo às demandas médicas, garantindo que os profissionais sejam ouvidos e respeitados. Comentei sobre a importância de construir um projeto de saúde que seja de Estado e não apenas de governo, visando benefícios duradouros tanto para a população quanto para os médicos”, acrescenta Fernando Mendonça.
PRÓXIMOS PASSOS
O encontro foi um primeiro passo positivo para a construção de um canal de diálogo contínuo entre as entidades médicas e o Ministério da Saúde.
“A FMB seguirá atenta e atuante para garantir que as demandas da categoria sejam levadas em consideração e que a qualidade da assistência médica à população continue sendo prioridade”, aponta o presidente, que acrescenta que “seguimos firmes na luta pela valorização médica e por uma saúde pública de qualidade no Brasil”.
Além do ministro, estiveram presentes Eliane Cruz (chefe de Gabinete), Adriano Massuda (secretário-Executivo); Mozart Sales (secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES)), André Longo (AgSUS), além de assessores e representantes de órgãos ligados ao Ministério da Saúde.
Também participaram do encontro entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), cada uma trazendo suas principais pautas e preocupações.
#FMB #ValorizaçãoMédica #SaúdePública #DiálogoPelaSaúde #SomosTodosFMB