A Federação Médica Brasileira (FMB) esteve presente esta semana da 3ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) de 2025. Representando a entidade, esteve presente o diretor de Assuntos Jurídicos da FMB, Márnio Solermann Costa, que também integra a comissão como conselheiro titular.
A abertura dos trabalhos na terça-feira foi marcada pelo workshop “Revisitando a Residência Médica”, no qual Márnio atuou como coordenador de uma das mesas temáticas. O encontro proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre o atual panorama da residência médica no Brasil, com foco nos desafios, oportunidades e na importância da avaliação no ensino médico.
Durante as discussões, houve consenso entre os conselheiros sobre a necessidade urgente de aprimorar o monitoramento e a avaliação dos programas de residência, dos médicos residentes e também dos preceptores.
Segundo Márnio, “há um entendimento de que, com instrumentos avaliativos validados e eficazes, será possível identificar falhas, reestruturar os programas e qualificar ainda mais a formação dos médicos especialistas no país”.
A programação encerrou na quinta-feira com a avaliação de atos autorizativos de novos programas, além da análise de denúncias, processos de supervisão e pedidos de transferência.
A FMB acompanha de perto todas as decisões e reforça seu compromisso com a qualidade da formação médica e a valorização da residência médica como etapa essencial na carreira profissional.
#somostodosfmb #comissaonacionalderesidenciamedica #residenciamedica