Presidente do sindicato também integra a diretoria da FMB
O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB), Dr. Tarcísio Campos, esteve presente ontem (25/09) em uma importante reunião da mesa nacional permanente de negociação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), representando a Federação Médica Brasileira (FMB). O encontro, que reuniu representantes de diversas federações e confederações, foi um espaço de diálogo aberto e produtivo, onde temas fundamentais para os médicos e colaboradores da EBSERH foram debatidos.
Entre os assuntos discutidos, destaca-se a qualidade dos insumos utilizados na empresa e a questão dos direitos dos colaboradores que têm filhos com deficiência, os quais muitas vezes necessitam de maior flexibilidade para acompanhar os tratamentos de seus dependentes. “Essa foi uma oportunidade valiosa para avaliarmos as demandas dos sindicatos e o documento que já foi assinado. O saldo da reunião foi bastante positivo”, afirmou Dr. Tarcísio.
Como integrante da diretoria da FMB, Dr. Tarcísio também reforçou a necessidade de se discutir, na próxima reunião, a questão da insalubridade dos médicos. Atualmente, há uma disparidade no cálculo desse adicional: a partir de 2019, a insalubridade passou a ser paga com base no salário mínimo, enquanto os colaboradores admitidos antes desse período têm como referência o vencimento básico. “Essa distorção tem gerado conflitos em várias unidades, e os sindicatos de base, como o SIMED-PB e o Simepe, que são constantemente acionados pelos seus filiados. Precisamos resolver essa questão de maneira justa e definitiva”, pontuou.
Uma nova reunião, desta vez presencial, já está agendada para o próximo mês, em Brasília. O objetivo é dar continuidade ao diálogo e buscar soluções que beneficiem a todos.
O encontro contou com a participação de representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (FENADSEF), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Federação Médica Brasileira (FMB), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).