O presidente da FMB, Fernando Mendonça (@fernandomendoncapediatra) participou na quinta-feira, 3 de outubro de uma reunião com núcleos acadêmicos dos sindicatos de base da FMB. O encontro, promovido pelo Sindicato dos Médicos do Pará (@sindmepa), teve como objetivo estreitar a relação com os estudantes de medicina, iniciado no 1º Congresso Acadêmico Sindical, realizado em Belém, Para, em junho deste ano.
“A reunião dos núcleos acadêmicos com o presidente da FMB foi muito produtiva. Dr Fernando apresentou as pautas que estão sendo debatidas na FMB e deu um panorama de como os acadêmicos poderão ajudar a partir da constituição da próxima Diretoria da Entidade, que tomará posse em novembro. Também frisou a importância de participarmos ativamente com a cadeira de Relação com os Acadêmicos da FMB, na construção do cenário do teste de proficiência proposto na Câmara e no Senado”, destaca o acadêmico Hugo Coimbra de Oliveira, do NA do Sindmepa.
“A participação orgânica na Federação Médica Brasileira é mais um passo na estratégia de aproximação dos estudantes com o movimento sindical e expectativa de renovação dos quadros dirigentes dos Sindicatos de base”, destaca o dirigente do Sindmepa, Waldir Araújo Cardoso, um dos principais incentivadores da renovação de lideranças sindicais e promoção da medicina futura por meio da aproximação com os estudantes.
“A FMB amplia seu olhar além de somente buscar os questionamentos sobre a qualidade do ensino médico no Brasil. Somos sim, contra a abertura de mais vagas em cursos de medicina e a ampliação do número de escolas, bem como, identificar a qualidade de médicos que estão sendo formados. Só que essa luta não pode deixar de lado a existência de pessoas que estão engajadas em serem médicas. São o futuro da medicina do Brasil e são interessados na qualidade profissional”, destaca Fernando.