O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) homenageou, na noite desta quinta-feira, 1º, médicos e estudantes que atuaram nas enchentes que atingiram o estado neste ano. A cerimônia aconteceu no auditório da entidade, quando o Simers recebeu os convidados e realizou a entrega do “Mérito Guardião da Vida”, em reconhecimento ao desempenho e dedicação dos médicos e futuros profissionais durante a maior tragédia climática que os gaúchos já viram.
O momento especial da noite foi a homenagem ao médico Álvaro Fernandes, que atuou na evacuação do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, um dos mais atingidos do Estado, contribuindo para garantir que cerca de 400 pessoas fossem tiradas com vida do prédio. Álvaro Fernandes recebeu a láurea das mãos do presidente e do vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski e Fernando Uberti, e do diretor do Interior, Luiz Alberto Grossi.
“O médico Álvaro Fernandes, com sua ação corajosa, salvou centenas de pacientes, que foram retirados do HPS de Canoas, que já estava invadido pelas águas até o segundo andar por onde foram retirados os pacientes internados. Ele foi um verdadeiro herói e merece todo o reconhecimento e esta homenagem, que também se estende para todos os médicos que, incansavelmente, ajudaram a população neste triste capítulo da nossa história”, afirmou o presidente do Simers, Marcos Rovinski.
Reabertura necessária
Fernandes agradeceu ao Simers e, emocionado relembrou os momentos dramáticos do resgate dos pacientes e também da população que se abrigou no hospital, fugindo do alagamento. Ele também reforçou a urgência da reabertura do HPS, especializado em trauma e referência para o estado. “O Hospital de Pronto-Socorro de Canoas é o único que ainda não voltou a atender os pacientes e precisamos lembrar que todos nós circulamos pelas rodovias e podemos precisar deste atendimento especializado e de qualidade, que tanta falta faz para todos nós”, reforçou.
Atuação conjunta
Já em sua fala, o vice-presidente do Simers destacou a justa congratulação da noite e parabenizou os agraciados. “Os médicos e estudantes homenageados, em conjunto com o Sindicato Médico, não pouparam esforços para auxiliar os atingidos Além de tornar-se um ponto 24 horas para doações, o Simers organizou um cadastro voluntário que chegou a quase dos mil médicos para atuarem em cerca de 40 abrigos da Capital. Isso mostra a força da nossa categoria e do nosso engajamento”, destacou Fernando Uberti.