Os médicos que atuam nas unidades geridas pelo estado decidiram suspender a greve em assembleia geral extraordinária realizada na noite de quinta-feira, 08. O retorno ao trabalho acontece já nesta sexta-feira, 09.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, houve avanços no debate com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), resultando em um acordo formal com a promessa de pagamento dos valores devidos, implementação de melhorias na segurança dos servidores e a criação de um grupo de trabalho para maior agilidade no debate do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
“Vamos aguardar o cumprimento dos acordos. A greve está suspensa, mas não foi encerrada, ou seja, podemos retomar o movimento caso não haja o atendimento dos acordos firmados. Para isso, estabelecemos um prazo para avaliação do progresso, de 30 dias”, detalhou o sindicalista.
Há anos, a categoria sofre com cortes de gratificações nos salários, forçando o sindicato a realizar cobranças constantes para o pagamento da remuneração integral dos médicos.
Antes de deflagrar a greve, a categoria ofereceu mais de 40 dias de prazo para a resolução do problema. O prazo foi finalizado e a paralisação foi deflagrada, forçando a Sesacre a negociar.