O presidente em exercício do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Rodrigo Prado Santiago, participou de um evento organizado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) cujo objetivo foi debater os impactos e buscar soluções para a contratação de novos médicos especialistas para o Hospital Regional do Alto Acre.
O evento ocorreu na sexta-feira, 12, no auditório do Senac, em Brasiléia, reunindo representantes da Secretaria de Estado de Saúde, outras secretarias de governo, deputados estaduais e representantes do município do Alto Acre.
Rodrigo Prado recomendou como solução a contratação de Consórcio Intermunicipal, previsto nas normas da saúde, assim como na Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080. Ele propôs também a constituição de Carreira de Estado, além de sugerir ao governo federal um Programa de Mais Especialidades Médicas para interiorizar o profissional.
O sindicalista aproveitou para expor os perigos da terceirização e fez um contraponto a uma proposta assinalada pelo secretário da Sesacre, Pedro Pascoal – que sugeriu a terceirização como saída para a contratação de serviços médicos especializados -, pedindo que explicasse, pormenorizadamente, os motivos que fundamentariam essa tese, já que, ao agir assim, o estado se absteria de uma obrigação que, a priori, seria sua e entregaria a terceiros a gestão do serviço.