O Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do Sindicato dos Médicos da Paraíba (NAMJ -SIMEDPB) participou, nos dias 28 e 29 de junho, do I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira, realizado em Belém e organizado pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará. O presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos esteve no evento juntamente com o presidente da AEMED-PB, Pedro Augusto; o vice-presidente, Phelipe Araújo; o diretor de Ensino Médico, Lucas Serfer; e representando os médicos jovens do NAMJ, Dr. Fernando Melo.
Durante o congresso foram realizados debates importantes, como a possível aplicação do Exame de Proficiência aos acadêmicos de medicina, a abertura de novas escolas médicas, o papel do Sistema Único de Saúde na formação médica, e a criação de um Núcleo Acadêmico Nacional, formado por representantes estudantis dos Sindicatos Médicos, para atuar com a diretoria da Federação Médica Brasileira.
Todos os encaminhamentos firmados durante o Congresso resultarão na Carta de Belém, que auxiliará no processo de efetivação das ações.
AVALIAÇÃO
Para o presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcício Campos, o congresso alcançou alcançou o objetivo. “O encontro foi muito bem organizado pelo Núcleo Acadêmico do Pará, contou com a participação de sindicatos de todo o Brasil e demonstrou que as pautas acadêmicas se encaixam perfeitamente nas lutas dos sindicatos, e que é muito importante essa união. É através desses congressos que novos líderes sindicais estarão sendo formados para, no futuro, assumirem as direções dos sindicatos e de outras entidades médicas”, destacou Dr. Tarcísio.
No final, a delegação da Paraíba resolveu, através de uma consulta aos outros membros do NAMJ, se candidatar para sediar o próximo Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira, em 2025. “Eu acredito que o sindicato assim cumpriu sua missão de estar apoiando e fortalecendo o movimento dos estudantes de medicina”, finalizou Dr. Tarcísio Campos.
Para o presidente da AEMED-PB, Pedro Augusto, participar do I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira, foi uma oportunidade ímpar nessa jornada como acadêmico de Medicina. “Saber de temáticas que agregam o conhecimento faz com que não sejamos apenas estudantes da graduação, mas acadêmicos críticos em assuntos relevantes para o futuro da Medicina Brasileira. Discutimos temas como a prova de proficiência para a Medicina, a qualidade de ensino das escolas médicas, a bioética, entre outros assuntos relevantes”, ressaltou Pedro.
O presidente da AEMED-PB disse ainda que o encontro também proporciona uma troca de ideias e de experiências entre os núcleos acadêmicos do Brasil. “Sinto que evoluímos como estudantes e futuros profissionais que, além de se envolverem em lutas sindicais, coletivas, buscam por uma medicina mais humanizada e junta também, visando os pacientes como os principais protagonistas desta jornada”, finalizou Pedro Augusto.
LANÇAMENTO
A abertura do Congresso também contou com o lançamento da 6° Conferência Internacional de Sindicatos Médicos que será realizada em Fortaleza, de 1 a 3 de maio de 2025. O evento foi apresentado ao público pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maximiano Muniz Aguiar.
AGRADECIMENTOS
O presidente do SIMED-PB, DR. Tarcísio Campos, e os integrantes do Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do sindicato, agradecem toda equipe do Sindmepa, em nome do diretor, Dr. Waldir Cardoso, pela receptividade, e ao presidente em exercício da FMB, Dr. Fernando Mendonça, pela realização de um evento tão importante como foi o Congresso.
fotos: assessoria FMB