Entidade reforça aproximação com estudantes e recém-formados
O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) lançou essa semana o Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do sindicato (NAMJ – SIMED-PB). Participaram do evento, na última segunda-feira (20), acadêmicos, jovens médicos, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e da Academia Paraibana de Medicina.
De acordo com o presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos, é fundamental o reforço da relação entre a entidade sindical, a academia e os médicos recém-formados, por isso a criação do núcleo. “Temos que ter atenção com a formação dos médicos. São nove faculdades atualmente na Paraíba, formando cerca de 1.200 médicos a cada ano. As entidades médicas têm o dever de acompanhar essas formação. No NAMJ, pretendemos discutir essa formação com mais profundidade, porque somos nós que vamos estar sendo atendidos por esses médicos no futuro.”, explicou o presidente do SIMED-PB, Tarcísio Campos, sobre a motivação de criação do núcleo.
Para o estudante Pedro Augusto, presidente da Associação dos Estudantes de Medicina da Paraíba (AEMED-PB), a aproximação com o sindicato reforça as relações e o conhecimento dos alunos. “Agradecemos, mais uma vez, ao Sindicato dos Médicos pelo espaço de abertura e de voz que estamos tendo nesse ano de 2024, e para as próximas gerações de médicos formados aqui na Paraíba”, declarou durante o encontro com profissionais.
Como participar
O presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos, explicou como o núcleo deve funcionar na prática, devendo, cada instituição de ensino, ter um representante escolhido pelos próprios estudantes. “O Núcleo terá um colegiado, onde teremos um representante de cada faculdade. No momento, já temos cinco faculdades representadas. E toda a academia de medicina vai ter o direito de participar do núcleo, através de um link para preenchimento de um cadastro em um formulário, com identificação dos dados pessoais”, ressalto o médico.
Solenidade prestigiada
Entre os presentes na solenidade: o vice-presidente do CRM-PB, Dr. Walter Azevedo; a segunda vice-presidente, Dr. Débora Cavalcanti; o segundo secretário e coordenador do Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PB, Dr. João Modesto Filho; o presidente da Academia Paraibana de Medicina, Dr. Wilberto Trigueiro; o presidente da AEMED-PB, Pedro Augusto; os médicos Dr. Klécius Leite, Dr. Fernando Melo; e os assessores jurídicos do SIMED-PB, Adilson e Adair Coutinho, e Thiago Patriota.
Marco histórico para o SIMED-PB
“A criação do NAMJ é um marco histórico para o sindicato. O Núcleo vai fortalecer a relação entre os estudantes, os médicos jovens e as entidades médicas. Tenho certeza que a semente plantada hoje vai gerar frutos excelentes. Teremos um movimento médico ainda mais unido e mais fortalecido, garantindo assistência médica com mais qualidade à população”, ressaltou o presidente do SIMED-PB, Tarcísio Campos.
Durante o evento foi anunciada ainda criação de uma cartilha pelo SIMED-PB, elaborada para orientar jovens médicos no início de sua vida profissional. A cartilha foi entregue aos presentes na solenidade e também será distribuída nas universidades da Paraíba.