O Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, foi recebido na quarta-feira, 8, no Tribunal de Contas da União (TCU) pelo Auditor Chefe da AudSaúde, Marcelo Aragão. O setor que ele gerencia é responsável pelo monitoramento, para fins de fiscalização da execução do orçamento, de investimentos de saúde pública no Brasil procedentes de verbas federais.
“Foi oportunidade de estabelecer canais de relacionamento, de maneira com o que o Simers tenha acesso mais facilitado e amplo aos dados destes investimentos e verbas federais no âmbito do Rio Grande do Sul, podendo também ter acompanhamento e contribuindo para melhora do controle social e da efetividade do uso destes recursos”, observou Rovinski.
Terceirizações e Quarteirizações em OS no setor público serão tema de evento
O presidente da entidade médica observa que o Sindicato está idealizando, em conjunto com procuradores e auditores de contas públicas, do TCU e de Tribunais de Contas, evento que terá como foco levantamento das consequências das formas de contratação de profissionais médicos por Organizações Sociais que administram equipamentos públicos de saúde.
Hoje o chamado Controle Externo, composto por esses tribunais, preocupa-se não só com o uso correto dos recursos públicos, mas também com a efetividade real de resultados e qualidade das políticas públicas na prática. Assim o Simers, representado pelo seu presidente, esteve em visita a espaços no TCU, visando a futura realização do evento de análise e debate dessa questão de interesse a toda categoria.