O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Tarcísio Campos, e o diretor de formação sindical, Dr. Márnio Costa, participaram nesta segunda-feira (22/04), no auditório do Shopping Sebrae, da I Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), reuniu cerca de 200 participantes, entre gestores, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e representantes de entidades.
Na conferência, que vai até esta terça-feira (23/04), estão sendo debatidos temas relacionados à melhorias para assistência à saúde, com foco nos trabalhadores. As propostas resultantes do evento integrarão um documento orientador que será entregue à gestão municipal.
A Conferência tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” que será dividido por eixos de trabalho. O primeiro vai abordar a ‘Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde’; o segundo o ‘Trabalho digno, decente, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil’; e o terceiro eixo vai trabalhar a ‘Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da Saúde’. As discussões dessas pautas renderão também um documento que será encaminhado para as etapas estadual e nacional.
Durante a solenidade o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, assinou a Portaria nº 31/2024, que estabelece a reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente SUS de João Pessoa. O objetivo, segundo o secretário, é promover iniciativas que garantam um ambiente de trabalho digno e humanizado para os trabalhadores da saúde. A Mesa será constituída por duas bancadas: Governamental e Sindical, sendo um fórum de caráter permanente de negociação e interlocução voltado aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde.
“A reinstalação da Mesa foi uma ação muito importante e a gente espera que seja concretizada ainda nessa gestão, já que há muito tempo os médiso e todos os servidores sofrem com PCCRs injustos”, ressaltou o presidente do SIMED-PB.
Também participaram da solenidade de abertura da I Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: o vice-prefeito, Leo Bezerra; o secretário de Saúde da capital, Dr. Luis Ferreira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariah Marquesa; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso; o procurador do Ministério Público Federal (MPF), José Godoy; o vereador Marcos Henriques, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Eduardo Cunha.
ℹ️ Informações: site da Prefeitura de JP