Em Assembleia Geral Extraordinária virtual, realizada em 6 de maio, os médicos do SAMU aprovaram o Termo de Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025, a ser firmado pelos Sindicatos Médicos de Santa Catarina (SIMESC) e da Região Sul Catarinense (SIMERSUL) e pela Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).
O Acordo assegura INPC do período e data base 2025 e melhorias nas bases e ambulâncias até o final deste mês. O pedido sobre o plantão 24 horas não foi atendido.
“Mesmo que nem tudo tenha sido contemplado neste momento, a aprovação garante respaldo jurídico em casos de descumprimento do que foi acordado, além de consolidar conquistas de tratativas anteriores. O SIMESC segue aberto para demandas pontuais dos médicos do SAMU em todo o Estado”, afirma o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.
O secretário geral do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa, fez um breve histórico sobre os desafios encontrados com as administrações anteriores à FAHECE. “Sem abertura para diálogo o SIMESC precisou acionar a Justiça do Trabalho que não foi favorável aos médicos naquele momento. Sem dúvidas a realidade hoje é mais favorável para a categoria”.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul (SIMERSUL), Licínio Argeu Alcântara, o documento é um passo importante para os médicos do SAMU “ O acordo pode não ser o ideal pelo aspecto financeiro, mas ele organiza, traz segurança jurídica para os médicos”.
Cyro Soncini complementa dizendo que “ficou evidente o respeito dos presentes à FAHECE sempre cumpridora dos seus compromissos, mas ficou a sensação de insensibilidade por parte deste empresa para com a contrapartida remuneratória aos que prestam este importante serviço”.
Tão logo a ata da Assembleia esteja finalizada a equipe jurídica do SIMESC adotará os encaminhamentos pertinentes.