Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 10 de maio de 2024, a Federação Médica Brasileira filiou três sindicatos de médicos: o do Distrito Federal, o de Goiás e o do Mato Grosso do Sul.
“Essas filiações são um marco para a unidade do movimento médico sindical. Hoje são 19 sindicatos estaduais, mais o Distrito Federal mais 11 sindicatos de base regional ou municipal. Somos 30 sindicatos, o que traz força, unidade, dentro de preceitos democráticos em prol da saúde pública e da Medicina no nosso país”, destaca o presidente da FMB, Tadeu Calheiros.
“O fortalecimento, a legitimidade da FMB foram e são fundamentais. Temos que ter coerência e honrar a confiança que nos foi dada. Esse momento é histórico!”, destaca o presidente do Sindicato do Distrito Federal, Dr Marcos Gutemberg Fialho Costa.
Para a presidente do Sindicato de Goiás, Franscine Leão, “o fortalecimento e união da categoria médica é muito importante”. O anfitrião do evento, Marcelo Santana Silveira destaca a ampliação do movimento médico nacional. “Muito se mudou na última década e a prova é a FMB, que fortalece e reúne em torno de si o movimento sindical brasileiro”.
Representando o Conselho Federal de Medicina, o médico Fábio Freitas enalteceu esse momento. “A FMB está unindo os médicos. Estamos no caminho certo”, confirmou.